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FazPro

Uma agência de publicidade bem resolvida pra você

Em um mundo repleto de informação por todos os lados, é preciso fazer a coisa certa quando o assunto é publicidade. Ou você quer um problema ao invés de uma solução? A FazPro é uma agência de publicidade e marketing que pensa com você.

Buscamos a melhor forma de atender aos desejos dos clientes e as necessidades de comunicação da sua marca.

A vivência na dinâmica da era digital, aliada à experiência de 30 anos de mercado, nos permitem apresentar soluções viáveis e positivas para o seu negócio. Conte com a FazPro. Uma agência de publicidade bem resolvida pra você.

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Anos 2000: consolidação e novos desafios
Anos 2000

Na década de 2000, a Faz continuou investindo na contratação de profissionais e na captação de clientes e acabou por ganhar, em 2005, a conta da Federação das Indústrias do RN – FIERN – e suas entidades coligadas (SESI, SENAI e IEL).

Um dos primeiros trabalhos para o novo e importante cliente já foi um grande projeto: o programa Compre Que É Daqui, que teve ampla aceitação e até hoje é lembrado e inspira ações semelhantes país afora. O programa estimulou o consumo de produtos e serviços do Rio Grande do Norte e contou uma ampla campanha de propaganda em várias mídias. Além disso, nesse mesmo ano, a Faz Propaganda realizou a campanha de dois prefeitos eleitos de cidades médias do interior do estado - Macau e Assu.

Nos demais anos, realizou importantes trabalhos para clientes privados, como o case de lançamento da marca Companhia da Fórmula, além de manter grandes contas como Caio Fernandes, Valor Imóveis, Faculdade Câmara Cascudo e Motoeste Honda, entre outras. Ainda continuou com o atendimento de excelência para clientes governamentais, como as Prefeituras de Mossoró, Natal e Macaíba, além do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Ofélia: o maior case da propaganda potiguar
Ofélia

A preocupação de conseguir sempre os melhores resultados para o cliente de forma criativa também levou a Faz Propaganda a criar o maior case da nossa propaganda. Em 1998, a agência captou a conta do cliente Bain Douche, então uma loja de roupas femininas famosa por sua propaganda irreverente e ousada, onde se destacava o slogan “Uma loja da porra”.

Atendendo ao desafio do cliente de manter o estilo da comunicação institucional e preparar a empresa para um possível franchising, a agência optou pelo bom humor com um toque de sexo. Aproveitando o escândalo nacional provocado pela campanha educativa do Ministério da Saúde, na qual um homem conversava com seu órgão sexual chamado “Bráulio” (origem de toda a confusão), a Faz resolveu dar-lhe uma companheira. Então surgiu o comercial onde uma garota também conversava com a sua genitália, que atendia pelo nome de “Ofélia”.

Mesmo sendo veiculado localmente, o comercial acabou tendo repercussão nacional. Foi comentado no programa Jô Onze e Meia, na Coluna de Zé Simão na Folha de São Paulo, na Rádio Bandeirantes de São Paulo, no jornal Meio & Mensagem e em um sem-número de outros veículos. A apresentadora de TV Ofélia Anunciato, do programa Cozinha Maravilhosa da Ofélia, da TV Bandeirantes, se sentiu ofendida e ameaçou processar o cliente, o que só aumentou a divulgação. Foi a maior repercussão de um comercial produzido no RN na história da propaganda.

Uma história repleta de prêmios
História de Prêmios

A preocupação com a qualidade do trabalho que é oferecido aos clientes transformou a Faz Propaganda em uma das agências mais premiadas no mercado potiguar. Desde 1988, com a criação do primeiro prêmio local de propaganda, o Trófeu Papa-Jerimum, que a agência sempre foi contemplada pelos seus trabalhos. A partir de 1989, foi realizado periodicamente o maior prêmio da propaganda potiguar, o Prêmio Bárbaro, no qual a Faz também sempre se destacou.

Entre os prêmios que mais marcaram a história da agência estão: o de Anúncio do Ano em duas edições seguidas do Bárbaro; um para a franquia local da Benetton, abordando o tema do amor entre pessoas excepcionais; e outro para a clínica cardiológica Clinicor, onde se fazia um trocadilho com problemas do coração.

A Faz também recebeu Também um prêmio nacional Colunistas Produção para um jingle criado para uma campanha com o tema meio ambiente para a Prefeitura de Mossoró; com uma campanha para a TV Tropical, destacando o fenômeno de audiência Ratinho, entre outros.

Anos 1990: crescimento para se firmar no mercado
Anos 90

A chegada da conta da Prefeitura do Natal, em 1990, representou uma revolução na história da Faz. Até então a agência havia participado de campanhas políticas e atendido pequenas contas públicas. Atender à Prefeitura do Natal significou o crescimento da estrutura da empresa mas também um desafio a ser superado. Uma das mudanças principais foi a construção da sede própria; a Faz Propaganda foi a primeira agência de Natal a ter um edifício projetado e construído com essa finalidade.

Outra mudança foi uma revolução no mercado: o fim do "overprice". Desde sempre, era praxe dos veículos de comunicação locais aplicarem um tabela diferenciada para clientes públicos. Alegando que órgãos públicos sempre atrasavam muito o pagamento, os veículos colocavam uma sobretaxa de 100% sobre o valor da tabela.

Tão logo assumiu a conta da PMN, a Faz tratou de entrar em negociação com os veículos para conseguir tratamento igualitário para o cliente. Depois de muitas conversas envolvendo a Prefeitura e os principais veículos de comunicação do Estado, chegou-se a uma fórmula conciliatória em que o pagamento era realizado dentro dos prazos normais e os veículos abriam mão desse sobrepreço, o que significou uma economia enorme para os cofres públicos.

Durante toda a sua existência a Faz sempre se pautou pela contenção e pela visão de longo prazo. Ao contrário de muitas agências que inflam e desinflam ao sabor do faturamento, a Faz sempre se manteve com uma estrutura enxuta, atravessando momentos bons e ruins sem recorrer à demissões como forma de economizar. Também nunca abriu mão da estrutura física adequada para atender seus clientes.

A Faz Propaganda foi também uma das primeiras agências do estado a se informatizar, ainda em 1991. Também foi uma das primeiras a ter acesso à internet, por volta de 1996, quando a rede foi aberta às empresas privadas. Sempre atenta às mudanças do mercado, não perdeu tempo em adotar as novidades possibilitadas pelos computadores e softwares, em uma época em que tudo era novo e despertava a curiosidade dos mais visionários.

Os primeiros anos fazendo propaganda
Primeiros anos

A Faz Propaganda foi fundada em julho de 1987. Antes disso, a agência já existia de modo embrionário no trabalho do diretor de arte Carlos Rocha e do Redator pernambucano Idalmir Oliveira. Foram eles que se juntaram a mais três sócios para dar vida à agência. Os novos sócios eram o jornalista Ricardo Rosado, o empresário do ramo de serigrafia Francisco Segundo e o contato comercial Fonseca.

Inicialmente funcionando dentro da empresa Segundo Serigrafia, logo se tornou evidente que uma empresa tão pequena não podia alimentar tantos sócios. A saída de Segundo e Fonseca foi também o primeiro passo para a independência da empresa, que passou a funcionar em um prédio alugado no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Logo após, o sócio Idalmir Oliveira também resolveu se desligar da empresa. Em seguida, o diretor de arte Carlos Rocha se afastava para a entrada de um novo sócio, o também diretor de arte Roberto Solino.

Todas essas mudanças internas foram o ponto de partida para o crescimento da Faz Propaganda. No início, aproveitando um nicho abandonado pelas outras agências, a Faz atendia a diversas contas na cidade de Mossoró. Com a economia em desenvolvimento, impulsionada pela chegada da Petrobras na cidade, havia uma demanda crescente, além de um comércio vivo.

As principais contas da agência nessa época eram o Supermercados Pague Menos, com 7 lojas na cidade e na região vizinha, a Indústria de Temperos Regina, a Indústria Farmacêutica Amorim - Indufal e a Indústria de Móveis Silvan, além da Prefeitura Municipal de Mossoró e vários pequenos clientes.

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